A última atualização dos topônimos legais (nomes) dos municípios havia sido feita em 2017. As tabelas com a versão 2018, trazendo as mudanças mais recentes, podem ser acessadas aqui.

O IBGE divulga hoje a lista das alterações dos Topônimos Legais dos Municípios Brasileiros. Trata-se dos nomes próprios dos municípios, atualizados periodicamente no banco de estruturas territoriais do IBGE. A última alteração ocorreu em 2017.

A versão de 2018 traz nove atualizações nos nomes de oito municípios, além das 106 mudanças já divulgadas ano passado. A lista de alterações, em formato excel, mostra o nome anterior do município, o nome atual, o motivo da alteração e data em que a denominação foi alterada no cadastro do IBGE.

As atualizações da nova versão foram para Manissobal (PE), Caripós (PE), Santa Maria da Boa Vista (PE), São José do Belmonte (PE), São Bento do Una (PE), São Lourenço da Mata (PE) – com dois registros, São Luiz do Paraitinga (SP) e Serrita (PE).

Os topônimos refletem e perpetuam um pouco da história e cultura local, ao remeter a um fato ou pessoa de relevância durante o processo de ocupação, ou então ao retratar o sentimento de pertencimento e identidade com o território.

As novas denominações passam a integrar todos os documentos geográficos e estatísticos elaborados pelo IBGE, como os Mapas Municipais das Estimativas Populacionais, Base Cartográfica Contínua da Unidade da FederaçãoBase Cartográfica Contínua do Brasil ao Milionésimo – BCIMInfraestrutura Nacional de Dados Espaciais (INDE)IBGE CidadesBrasil em NúmerosAnuário Estatístico, além do SIDRA.

 

Fonte: Agência IBGE Notícias