Fiscalização e Gestão
de Contratos em BIM

Apresentação

O que garante o sucesso de uma contratação de uma obra pública é, além da qualidade do projeto básico, a atuação eficiente da fiscalização. Entretanto, para garantir a conclusão da obra dentro dos custos e prazos acordados, e atendendo os requisitos de qualidade, é exigido do fiscal conhecimento técnico, legal e gerencial. A área técnica é bem atendida com a formação acadêmica, porém, poucos gestores possuem conhecimentos legais e gerenciais suficientes para uma boa gestão contratual. Além disso, saber adotar as melhores ferramentas gerenciais e informatizadas, tanto na elaboração dos projetos como na execução dos empreendimentos, é fundamental para o sucesso da contratação.

A Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/21), além de estabelecer novas normas gerais de licitação e contratação para a Administração Pública e modificar leis correlatadas, fez especial menção em seu ao §3º do art. 19, definindo que “nas licitações de obras e serviços de engenharia e arquitetura, sempre que adequada ao objeto da licitação, será preferencialmente adotada a MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO (Building Information Modelling – BIM) ou tecnologias e processos integrados similares ou mais avançados que venham a substituí-la.”

O BIM é um instrumento moderno de planejamento de obras que tem o efeito de aumentar significativamente a precisão do projeto, reduzindo as margens de erros e gerando economia.

Considerando essas necessidades, o conteúdo do curso procura disponibilizar os mais completos conceitos técnicos e jurídicos para aqueles responsáveis pelo êxito da conclusão das OBRAS PÚBLICAS e SERVIÇOS DE ENGENHARIA E ARQUITETURA, sempre com base na jurisprudência dos Tribunais, em especial a do Tribunal de Contas da União (TCU).

Todas as principais etapas do GERENCIAMENTO E FISCALIZAÇÃO DE CONTRATOS desses objetos serão apresentadas aos alunos de forma a proporcionar uma visão completa e sistêmica sobre o tema e evitar falhas comuns que comprometem o normal andamento dos empreendimentos públicos, nos aspectos de CUSTO, PRAZO E QUALIDADE.

Objetivo

Com uma abordagem prática, o curso visa preparar profissionais da Administração Pública para a fiscalização de contratos públicos de obras e serviços de engenharia apresentando os princípios e preceitos legais alinhados aos conceitos metodológicos do BIM (Modelagem da Informação da Construção).

Palestrantes

Washington G. de Moura Luke

Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN/RJ). Engenheiro de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/RJ). MBA em Governança Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/DF). Mestre em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (UnB/DF). Foi chefe da Seção de Projetos da Diretoria de Obras Militares do Exército Brasileiro onde trabalhou como BIM Manager além de pertencer a equipe de desenvolvimento do Sistema OPUS. Professor Universitário de Estruturas de Concreto Armado pelo IESB em Brasília. Professor de Pós-Graduação BIM para Projetos de Infraestrutura pela Universidade de Brasília (UnB). Professor de Pós-Graduação BIM para Gerenciamento da Construção Civil pelo Instituto ESB. Autor do Livro Engenharia Civil da Coleção Perito Criminal Federal pela Editora Saraiva. Atuou como membro do Grupo Técnico do Ministério da Defesa para elaboração da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no âmbito do Governo Federal. Trabalhou como Assessor Especial no Escritório de Gestão de Riscos do Departamento de Engenharia do Exército. Foi conselheiro do Conselho Superior da Indústria da Construção (CONSIC) da FIESP. Coordenador-Executivo da Frente Parlamentar do BIM na Câmara dos Deputados • Relator do GT BIM para Infraestrutura da ABNT/CEE-134 – Comissão de Estudo Especial de Modelagem de Informação da Construção (BIM). Diretor do Master Internacional em BIM Management para Infraestruturas, Engenharia Civil e GIS da ZIGURAT. Atual Coordenador-Geral de Modernização e Gestão Estratégica do DNIT.

André Kuhn

Profissional certificado por Notório Saber em Engenharia de Custos pelo IBEC/ICEC – International Cost Engineering Council. Mestre em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF); graduado em Engenharia de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (IME); Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Engenheiro do Quadro de Engenheiros do Exército Brasileiro até 2013; Consultor do Instituto Protege; Palestrante em cursos e seminários sobre Licitações e Contratos de Obras Públicas; Professor nos cursos de Pós-Graduação em Engenharia de Custos; Gestão em Construção Civil e Gerenciamento de Projetos do Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos (IBEC); professor no curso de MBA Executiva e em Gestão e Políticas Públicas no Ibmec; autor do livro: Qualidade e Licitação de Obras Públicas: uma Análise Crítica, Editora Appris. Secretário de Engenharia e Arquitetura do Ministério Público Federal de 2014 a 2019. Atual Diretor-Presidente da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias.

100% ao vivo e online

19 e 20 de outubro de 2021

16 horas de capacitação

Washington Luke e
André Kuhn

1.390,00 por pessoa

Condições: O cancelamento da inscrição por parte do participante deverá ser realizado em no máximo 05 dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que após este prazo deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. Por motivos operacionais ou por falta de quórum, a Inove Soluções em Capacitação reserva-se ao direito de adiar, alterar a programação ou o palestrante, sem aviso prévio, por questões e razões de ordem superveniente. A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização, depósito ou outra forma de comprovação do pagamento.

Cada link/senha de acesso à sala de aula virtual é exclusivo do aluno participante – não poderá ser compartilhado com terceiros. Também fica proibida a captação de som e imagens da aula e seu compartilhamento por quaisquer meios ou mídias.

Requisitos para uma boa experiência com o curso: Computador: Processador i3 / 3Ghz ; Memória: 4Gb RAM; Navegador: Chrome ou Internet Explorer; Banda larga: 3 Mega; Conexão via cabo (preferencialmente) ou wi-fi.

A Inove Soluções em Capacitação não se responsabiliza por falhas e problemas de conexão dos equipamentos utilizados pelo usuário.

Nosso site utiliza cookies para o melhor desempenho e aprimoramento da sua experiência de navegação.

Formulário de inscrição