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Planejamento da Contratação de Serviços de Limpeza na Administração Pública e Estatal

Aplicando Facilities Management e gestão da ocupação nas Leis n° 14.011/2020, 14.133/2021 e 13.303/2016

100% ao vivo
e online

25 e 26 de junho
de 2025

16 horas
de capacitação

APRESENTAÇÃO

O cenário de contratações tem dilemas de crescente complexidade, tensões recorrentes entre eficiência e controle; legalidade e inovação. Isso amplia o espaço e os desafios de decisão.

A resposta para esse desafio está na profissionalização de agentes capazes de tomar decisões sólidas e racionais, encarregados de estudar, pensar, avaliar, coordenar, para garantir contratações eficientes, transparentes, ágeis e íntegras, priorizando o resultado, sem descuidar da accountability ao longo do processo.

Esse ambiente aponta para licitações e contratos estratégicos, regras complexas; natureza multidisciplinar, exigindo ampla gama de habilidades e competências, não apenas voltadas para a área técnica envolvida na demanda, mas também sobre negociação, dinâmicas de mercados, gerenciamento de projetos e gerenciamento de risco.

Diante disso, as legislações vêm evoluindo, como a Lei n° 14.133/2021, que ampliou enormemente o espaço decisório nas contratações.

Neste curso, vamos alinhar conhecimentos e exemplos práticos do planejamento da contratação de serviços de limpeza: necessidades, requisitos, soluções, especificações, preços, edital, mecanismos de gestão e fiscalização, para uso e aplicação eficiente da Nova Lei de Licitações, em termos de opções e fundamentação de decisões, enfatizando as possibilidades de modelagem.

Os participantes terão oportunidade de aumentar a eficiência da contratação de limpeza e melhorar a qualidade dos serviços, ampliando as chances de otimização do uso dos recursos disponíveis, evitando erros e tratando os riscos mais comuns.

Empresas privadas que atuem em limpeza também poderão aprender como funcionam as contratações no setor público e esclarecer dúvidas sobre a formulação de propostas, licitações e contratos desse serviço e correlatos.  

OBJETIVOS

  • Contextualizar o ambiente atual das licitações e contratos de serviços de Facilities, a evolução da área e trajetória normativa, destacando o caráter estratégico da atividade, especialmente a Gestão da Ocupação prevista no art. 7º da Lei n° 14.011/2020
  • Explicar conceitos, procedimentos e boas práticas de contratação de limpeza e serviços correlatos (jardinagem, lavagem de caixas d’água, dedetização, hotelaria), baseados em pesquisas acadêmicas, contratações referenciais, jurisprudência
  • Apresentar espaço potencial de decisão e economia de recursos, alternativas disponíveis, critérios de análise e viabilidade de diferentes modelagens de limpeza predial
  • Analisar diferentes metodologias, vantagens, desvantagens, normas, procedimentos e gestão dos principais riscos em contratos de limpeza
  • Desenvolver procedimento que combine técnicas tradicionais e inovadoras para otimizar a contratação de limpeza, estimativa de preços, critérios de habilitação, formulação e análise de propostas, elaboração e aplicação do instrumento de medição de resultados (IMR)
  • Propor abordagens práticas para elaboração e desenvolvimento dos artefatos de planejamento: ETP e TR de limpeza e, eventualmente, serviços correlatos que venham a ser contratados de modo combinado
  • Esclarecer dúvidas sobre o planejamento do serviço, seleção do fornecedor, gestão contratual e a respeito da formulação de propostas para participar de licitações de limpeza e serviços correlatos em caso de modelagens combinadas

PROFESSOR

Franklin Brasil

Auditor Federal da CGU e Pesquisador em Compras Públicas

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R$ 2.890,00

por pessoa

** Condições: O cancelamento da inscrição por parte do participante deverá ser realizado em no máximo 05 dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que após este prazo deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. Por motivos operacionais ou por falta de quórum, a Inove Soluções em Capacitação reserva-se ao direito de adiar, alterar a programação ou o palestrante, sem aviso prévio, por questões e razões de ordem superveniente. A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização, depósito ou outra forma de comprovação do pagamento.

Cada link/senha de acesso à sala de aula virtual é exclusivo do aluno participante – não poderá ser compartilhado com terceiros. Também fica proibida a captação de som e imagens da aula e seu compartilhamento por quaisquer meios ou mídias.

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