Projetos em BIM -
Building Information Modeling
para o Setor Público

Incluindo comentários sobre a adoção preferencial e gradativa do BIM, prevista na futura Nova Lei de Licitações

Apresentação

Dentre as principais causas de insucesso nas contratações e execuções de obras públicas no país, estão os projetos deficientes e mal planeados. É na falta de planejamento dos Órgãos e Instituições que está o principal fator-problema dessa realidade, aliado às falhas na fase de licitação da obra/serviço e a deficitária capacitação e carente preparo do pessoal responsável pela condução, análise e recebimento dos projetos e objetos contratados.

A responsabilidade dos agentes, fiscais, gestores e profissionais envolvidos com tais contratos e o satisfatório cumprimento dos mesmos tem crescido significativamente com o avanço da gestão, da governança e das novas tecnologias disponíveis para o melhor controle e eficiência dos objetivos almejados pelos contratantes. O momento é de crescimento, avanço e busca por significativo desempenho na execução das obras e serviços sobre todos os seus vieses, especialmente os da economicidade, eficiência e eficácia para melhor aproveitamento de tempo e aplicação dos recursos públicos. Esta tem sido a busca dos profissionais que desejam alta performance e melhorias em suas análises construtivas e entregas para a geração de novos negócios e resultados.

Ampliar a transparência, compartilhar conhecimento e fomentar a utilização de novas tecnologias são ações que promovem boas práticas para a elaboração dos projetos bem como fortalecem a valorização do corpo técnico e o necessário desenvolvimento de pessoas.

Building Information Modelling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção consiste em um processo integrado e multidisciplinar para a produção de projetos, planejamento e controle de obras e possui larga aplicação no setor AEC (arquitetura, engenharia e construção). O BIM pode ser utilizado para demonstrar todo o ciclo de vida da construção, incluindo os processos construtivos e as fases de instalação. Trata-se de uma ferramenta indispensável ao planejamento eficiente e à boa gestão de projetos e obras, que garante maior assertividade técnica, transparência, solução e controle dos gastos empregados, exatamente o que a contratação necessita para ter sucesso e melhores resultados.

A partir deste importante cenário e por estar engajada com profissionais e projetos/eventos relacionados ao avanço da infraestrutura do país, a Inove Soluções em Capacitação apresenta o curso avançado sobre projetos em BIM, totalmente online.

O curso se propõe a criar bases essas e outras bases que fortalecem a maior percepção dos mecanismos quanto aos processos e melhores metodologias para elaboração dos estudos preliminares, anteprojetos, projeto básico e executivo, bem como a fiscalização e o controle nos contratos de obras públicas.

Precisamos implementar essas novas tecnologias, divulgar e compartilhar esse conhecimento para ampliar a adoção do BIM nos projetos e obras públicas, e você é nosso convidado para integrar e fortalecer essa missão.

Destaques e diferenciais do curso

Palestrantes

Washington Gultenberg de Moura Luke

Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN/RJ). Engenheiro de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/RJ). MBA em Governança Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/DF). Mestre em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (UnB/DF). Professor de cursos preparatórios para Perito de Engenharia Civil em Brasília. Autor do Livro Engenharia Civil da Coleção Perito Criminal Federal da Editora Saraiva. Professor Universitário de Estruturas de Concreto Armado e de Estruturas Metálicas pelo IESB em Brasília. Professor de Pós-Graduação BIM para Projetos de Infraestrutura pela Universidade de Brasília (UnB). Professor de Pós-Graduação BIM para Gerenciamento da Construção Civil pelo Instituto ESB. Foi chefe da Seção de Projetos da Diretoria de Obras Militares do Exército Brasileiro onde também trabalhou como BIM Manager, responsável pela pesquisa e desenvolvimento de tecnologias para integração de projetos de arquitetura e de engenharia estrutural. Integrou ainda a equipe de desenvolvimento do Sistema OPUS de controle de Obras do Exército. Exerceu o cargo de Diretor de Incorporação na Secretaria do Patrimônio da União (SPU), órgão do Ministério do Planejamento. É representante do Ministério da Defesa como membro do Grupo de Apoio Técnico (GAT) para elaboração da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no âmbito do Governo Federal. Trabalhou como Assessor Especial no Escritório de Gestão de Riscos e Controle Interno do Departamento de Engenharia e Construção do Exército Brasileiro. Atualmente, Diretor de Engenharia na Valec Engenharia, Construções e Ferrovias SA.

Anderson Alvarenga

Engenheiro Civil pela Universidade de Uberaba e especialista em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou na elaboração da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no Brasil e na estruturação do BIM no DNIT. Atualmente, Coordernador de Gestão Estratégica no DNIT e representante do Brasil na Rede BIM de Governos Latino-americanos.

100% ao vivo e online

25 e 26 de março de 2021

16 horas de capacitação
+
Aula bônus sobre a
Nova Lei de Licitações

Washington Luke e
Anderson Alvarenga

1.690,00 por pessoa

Condições: O cancelamento da inscrição por parte do participante deverá ser realizado em no máximo 05 dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que após este prazo deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. Por motivos operacionais ou por falta de quórum, a Inove Soluções em Capacitação reserva-se ao direito de adiar, alterar a programação ou o palestrante, sem aviso prévio, por questões e razões de ordem superveniente. A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização, depósito ou outra forma de comprovação do pagamento.

Cada link/senha de acesso à sala de aula virtual é exclusivo do aluno participante – não poderá ser compartilhado com terceiros. Também fica proibida a captação de som e imagens da aula e seu compartilhamento por quaisquer meios ou mídias.

Requisitos para uma boa experiência com o curso: Computador: Processador i3 / 3Ghz ; Memória: 4Gb RAM; Navegador: Chrome ou Internet Explorer; Banda larga: 3 Mega; Conexão via cabo (preferencialmente) ou wi-fi.

A Inove Soluções em Capacitação não se responsabiliza por falhas e problemas de conexão dos equipamentos utilizados pelo usuário.

Formulário de inscrição