Apresentação
Dentre as principais causas de insucesso nas contratações e execuções de obras públicas no país, estão os projetos deficientes e mal planejados. É na falta de planejamento dos Órgãos e Instituições que está o principal fator-problema dessa realidade, aliado às falhas na fase de licitação da obra/serviço e a deficitária capacitação e carente preparo do pessoal responsável pela condução, análise e recebimento dos projetos e objetos contratados.
A responsabilidade dos agentes, fiscais, gestores e profissionais envolvidos com tais contratos e o satisfatório cumprimento dos mesmos tem crescido significativamente com o avanço da gestão, da governança e das novas tecnologias disponíveis para o melhor controle e eficiência dos objetivos almejados pelos contratantes. O momento é de crescimento, avanço e busca por significativo desempenho na execução das obras e serviços sobre todos os seus vieses, especialmente os da economicidade, eficiência e eficácia para melhor aproveitamento de tempo e aplicação dos recursos públicos. Esta tem sido a busca dos profissionais que desejam alta performance e melhorias em suas análises construtivas e entregas para a geração de novos negócios e resultados.
Ampliar a transparência, compartilhar conhecimento e fomentar a utilização de novas tecnologias são ações que promovem boas práticas para a elaboração dos projetos bem como fortalecem a valorização do corpo técnico e o necessário desenvolvimento de pessoas.
O Building Information Modeling (BIM) ou Modelagem da Informação da Construção consiste em um processo integrado e multidisciplinar para a produção de projetos, planejamento e controle de obras e possui larga aplicação no setor AEC (arquitetura, engenharia e construção). O BIM pode ser utilizado para demonstrar todo o ciclo de vida da construção, incluindo os processos construtivos e as fases de instalação. Trata-se de uma ferramenta indispensável ao planejamento eficiente e à boa gestão de projetos e obras, que garante maior assertividade técnica, transparência, solução e controle dos gastos empregados, exatamente o que a contratação necessita para ter sucesso e melhores resultados.
A partir deste importante cenário e por estar engajada com profissionais e projetos/eventos relacionados ao avanço da infraestrutura do país, a Inove Soluções em Capacitação apresenta o curso avançado sobre projetos em BIM.
O curso se propõe a criar bases que fortaleçam a maior percepção tanto dos mecanismos quanto dos processos e das melhores metodologias para a elaboração dos estudos preliminares, anteprojetos, projeto básico e executivo, bem como para a fiscalização e o controle nos contratos de obras públicas.
Vale lembrar que, de acordo com o artigo 19, § 3º da Lei 14.133/21, “nas licitações de obras e serviços de engenharia e arquitetura, sempre que adequada ao objeto da licitação, será preferencialmente adotada a Modelagem da Informação da Construção (Building Information Modelling – BIM) ou tecnologias e processos integrados similares ou mais avançados que venham a substituí-la.”
Um dos temas que permeiam a realidade das empresas estatais e que demandam atendimento, é o caso da utilização do BIM, embora expressamente não aplicável às estatais, trouxe reflexos às licitações e contratos regidos pela Lei das Estatais, além da utilização do BIM por parte das empresas públicas e sociedades de economia mista em suas licitações de obras.
Assim, conhecer essas novas tecnologias para ampliar a adoção do BIM nos projetos e obras públicas é uma das novas missões dos agentes públicos que atuam com obras públicas e a Inove estará ao seu lado, fornecendo todo o conhecimento de que você precisa para enfrentar esta nova realidade.
Destaques e diferenciais do curso
- Importância do BIM para compras públicas nas empresas estatais;
- Planejamento de implantação do BIM nas organizações nas empresas estatais;
- Recomendações para contratação de projetos em BIM;
- Atendimento ao Decreto nº 9.983/19, que trata da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM;
- Atendimento à Nova Lei de Licitações e a Lei 13.333, a adoção gradativa e preferencial do BIM para as licitações de obras e serviços de engenharia e arquitetura.
Palestrantes

Washington Gultenberg de Moura Luke
Bacharel em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN/RJ). Engenheiro de Fortificação e Construção pelo Instituto Militar de Engenharia (IME/RJ). MBA em Governança Corporativa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/DF). Mestre em Estruturas e Construção Civil pela Universidade de Brasília (UnB/DF). Foi chefe da Seção de Projetos da Diretoria de Obras Militares do Exército Brasileiro onde trabalhou como BIM Manager além de pertencer a equipe de desenvolvimento do Sistema OPUS. Professor Universitário de Estruturas de Concreto Armado pelo IESB em Brasília. Professor de Pós-Graduação BIM para Projetos de Infraestrutura pela Universidade de Brasília (UnB). Professor de Pós-Graduação BIM para Gerenciamento da Construção Civil pelo Instituto ESB. Autor do Livro Engenharia Civil da Coleção Perito Criminal Federal pela Editora Saraiva. Atuou como membro do Grupo Técnico do Ministério da Defesa para elaboração da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no âmbito do Governo Federal. Trabalhou como Assessor Especial no Escritório de Gestão de Riscos do Departamento de Engenharia do Exército. Foi conselheiro do Conselho Superior da Indústria da Construção (CONSIC) da FIESP. Coordenador-Executivo da Frente Parlamentar do BIM na Câmara dos Deputados • Relator do GT BIM para Infraestrutura da ABNT/CEE-134 – Comissão de Estudo Especial de Modelagem de Informação da Construção (BIM). Diretor do Master Internacional em BIM Management para Infraestruturas, Engenharia Civil e GIS da ZIGURAT. Atual Coordenador-Geral de Modernização e Gestão Estratégica do DNIT.

Anderson Alvarenga
Engenheiro Civil pela Universidade de Uberaba e especialista em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas. Atuou na elaboração da Estratégia Nacional de Disseminação do BIM no Brasil e na estruturação do BIM no DNIT. Atualmente, Coordernador de Gestão Estratégica no DNIT e representante do Brasil na Rede BIM de Governos Latino-americanos.
100% ao vivo e online
28 e 29 de setembro de 2023
16 horas de capacitação
Washington Luke e
Anderson Alvarenga
2.190,00 por pessoa
Condições: O cancelamento da inscrição por parte do participante deverá ser realizado em no máximo 05 dias úteis antes da data de realização do curso online, sendo que após este prazo deverá haver a substituição do aluno ou solicitação de crédito no valor da inscrição para utilização posterior. Por motivos operacionais ou por falta de quórum, a Inove Soluções em Capacitação reserva-se ao direito de adiar, alterar a programação ou o palestrante, sem aviso prévio, por questões e razões de ordem superveniente. A inscrição será confirmada mediante envio da nota de empenho, ordem de serviço, autorização, depósito ou outra forma de comprovação do pagamento.
Cada link/senha de acesso à sala de aula virtual é exclusivo do aluno participante – não poderá ser compartilhado com terceiros. Também fica proibida a captação de som e imagens da aula e seu compartilhamento por quaisquer meios ou mídias.
Requisitos para uma boa experiência com o curso: Computador: Processador i3 / 3Ghz ; Memória: 4Gb RAM; Navegador: Chrome ou Internet Explorer; Banda larga: 3 Mega; Conexão via cabo (preferencialmente) ou wi-fi.
A Inove Soluções em Capacitação não se responsabiliza por falhas e problemas de conexão dos equipamentos utilizados pelo usuário.