Pesquisa
Inove Capacitação
  • Sobre nós
    • QUEM SOMOS
    • #EUACREDITONOBRASIL
  • Capacitação
  • Soluções
  • Palestrantes
  • Contato
  • Notícias
    • CONTEÚDOS
  • Sobre nós
    • QUEM SOMOS
    • #EUACREDITONOBRASIL
  • Capacitação
  • Soluções
  • Palestrantes
  • Contato
  • Notícias
    • CONTEÚDOS

Empresas envolvidas em corrupção podem ficar de fora de licitações

  • 31 de janeiro de 2019
  • Postado por: Inove
  • Categoria: Notícias
Nenhum comentário

Empresas envolvidas em atos que lesem a administração pública podem ficar impedidas participar de licitações por até cinco anos. É o que prevê o PLS 252/2018. O texto altera a Lei Anticorrupção (Lei 12.846, de 2013) que já traz várias punições para empresas envolvidas nesse tipo de conduta.

A lei prevê várias medidas de combate à corrupção e a responsabilização da empresa, inclusive por atos praticados por dirigentes, administradores, prestadores de serviços ou colaboradores. Também são previstas punições como multas, perda de bens, corte de benefícios fiscais ou creditícios e até a o fechamento da empresa.

Apesar disso, segundo o senador Ricardo Ferraço (PSDB-ES), autor do texto, a lei não fixou a pena de suspensão temporária do direito de contratar com a Administração Pública, necessária para o desestímulo das práticas de corrupção. “Entendemos que a previsão é indispensável para a adequada punição às pessoas jurídicas cujos agentes tenham praticado atos de corrupção e que resistam ao estabelecimento de normas de compliance [conformidade]”, defendeu.

O projeto ainda aguarda a escolha de um relator na CCJ. A decisão da comissão é terminativa, ou seja: se o texto for aprovado, pode seguir direto para a Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso para a análise do plenário.


Fonte: Agência Senado

Sobre nós

Uma empresa focada no desenvolvimento e aperfeiçoamento das habilidades de seus clientes: geramos valor para as pessoas e sucesso para carreiras do setor público.

Inove Capacitação

  • Sobre nós
  • Capacitação online
  • Soluções
  • Palestrantes
  • Contato
  • Notícias

Fale com a gente

(41) 3618-9954

contato@inovecapacitacao.com.br

Atendimento das 9h às 18h (dias úteis)

Inove Capacitação © 2021
R. Delegado Leopoldo Belczak, 2783 - Cristo Rei, Curitiba - PR