TCU representa o SAI20 no Encontro Preparatório para a Cúpula Social do Grupo dos Vinte
- 23 de agosto de 2024
- Posted by: Inove
- Category: Notícias
O Tribunal de Contas da União (TCU) representou o SAI20 no Encontro Preparatório para a Cúpula Social do G20, realizado na terça-feira (20/8), no Rio de Janeiro. O evento reuniu autoridades, especialistas e representantes de movimentos sociais e de grupos de engajamento do Grupo dos Vinte para discutir sustentabilidade, inclusão social e combate à pobreza.
Os ministros da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, estiveram presentes. Eles destacaram a importância dos três eixos principais propostos pela presidência brasileira no G20, enfatizando a necessidade de ações concretas e colaborativas para enfrentar os desafios globais.
Os servidores Renata Leal Couto e Michel Afonso Assad Cohen, da Secretaria de Relações Internacionais (Serint/TCU), participaram do evento. Eles reforçaram as mensagens do Communiqué do SAI20, enfatizando a importância de trabalhar para a implementação das pautas do G20, com foco na fiscalização de medidas de combate à fome e à pobreza, e na eficácia das ações climáticas. O SAI20 se comprometeu a incentivar o G20 a promover políticas públicas transparentes, responsáveis e eficazes, juntamente com financiamento sustentável, a fim de assegurar prosperidade e bem-estar para todos.
Durante o encontro, foi lançada a plataforma Brasil Participativo, iniciativa para envolver a sociedade civil no processo do G20. A ferramenta oferece a oportunidade para a sociedade apresentar propostas e responder enquetes, promovendo participação ativa e inclusiva.
Ao longo da programação, os participantes também trabalharam na elaboração de um documento preliminar, que reflete as discussões do G20 Social e será disponibilizado na plataforma Brasil Participativo. O documento busca influenciar a agenda global do G20 para governança inclusiva e resiliente, integrando sustentabilidade, justiça social, proteção ambiental e participação comunitária.
Autoridades falam sobre avanços brasileiros
Na abertura da reunião, Wellington Dias relembrou a conscientização sobre problemas ambientais já na virada do século, que levou à criação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele falou da recente aprovação da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza e destacou o progresso do Brasil em alcançar o mais baixo nível de desigualdade. Dias enfatizou a importância da contribuição de nações ricas na redução da fome e da pobreza, questionando como a cúpula global pode impulsionar os países a cumprirem os objetivos de mitigação das desigualdades.
A ministra Marina Silva abordou a urgência de enfrentar as mudanças climáticas. Ela destacou que 80% das emissões de gás carbônico provêm dos países mais ricos, tornando urgentes as transições energéticas justas e inclusivas. Marina Silva também defendeu a taxação dos super-ricos e posicionou o Brasil como exportador de sustentabilidade, com foco na prosperidade econômica, diversidade cultural e sustentabilidade ambiental.
O ministro Márcio Macedo enfatizou o momento histórico do G20 Social e a importância da democracia, destacando o papel vital dos movimentos sociais na manutenção da democracia. Ele ressaltou a necessidade de participação social e afirmou que é preciso ouvir o povo.
Cúpula do G20 Social
A Cúpula Social do G20 será realizada entre os dias 14 e 16 de novembro de 2024, dividida da seguinte forma:
– Dia 14: Vozes
Organização dos espaços para discussões autogestionadas de diferentes vozes sociais.
– Dia 15: Eixos
Organização dos espaços para discussões em torno de três eixos temáticos e aprovação de um documento por eixo.
– Dia 16: Síntese
Organização dos espaços para síntese das discussões e aprovação de documento final e ato de encerramento.
Fonte: Tribunal de Contas da União