
100% ao vivo
e online
23, 24 e 25 de junho
de 2025
20 horas
de capacitação
APRESENTAÇÃO
Garanta sua participação no evento mais completo sobre terceirização na Administração Pública! Durante três dias, especialistas renomados abordarão segurança jurídica, planejamento, enquadramento sindical, composição de custos e execução contratual à luz da Lei nº 14.133/2021 e das mais recentes decisões dos tribunais.
- Aprenda com os melhores: Palestrantes experientes trazendo análises detalhadas e soluções práticas.
- Networking estratégico: Conecte-se com profissionais e gestores do setor público e privado.
- Conteúdo atualizado: Temas essenciais para contratações eficientes e seguras.
Neste seminário, buscamos aprofundar o conhecimento sobre as boas práticas, inovações e desafios que envolvem a contratação de serviços, garantindo segurança jurídica, eficiência operacional e a melhor aplicação dos recursos públicos.
Teremos a oportunidade de ouvir especialistas renomados, gestores públicos e profissionais da área, que compartilharão experiências e soluções para aprimorar os processos de terceirização, sempre alinhados à legislação vigente e às melhores práticas de governança.
Este seminário é um espaço de aprendizado, troca de experiências e construção de conhecimento, fundamentais para a modernização da Administração Pública.
Contamos com a participação de todos para um evento produtivo e enriquecedor. Garanta sua vaga agora e esteja à frente na gestão da terceirização pública!

Thiago Zagatto

Ricardo Brito

Thiago Bergmann

Evaldo Ramos

Flaviana Paim
PROGRAMAÇÃO
THIAGO ZAGATTO
1. O que podemos terceirizar na Administração Pública?
1.1. Os limites à terceirização a partir da análise da Constituição Federal, do Decreto-Federal n° 9.507/2018, da ADPF 324/STF, da relativização da diferença entre atividades fim e meio, da regra do concurso público e da jurisprudência dos tribunais superiores;
2. A Terceirização em suas formas:
2.1. O termo de parceria e o contrato de gestão como alternativas para a contratação de mão de obra na área de saúde;
2.2. Características fundamentais dos contratos de gestão e dos termos de parceria, bem como suas composições e custos e prestação de contas;
2.3. A contratação de serviços com dedicação exclusiva de mão de obra com base na Lei n° 14.133/2021;
2.4. Diferenças e semelhanças entre os conceitos de: terceirização, dedicação exclusiva de mão de obra, predominância de mão de obra, serviços continuados;
3. A natureza jurídica do contratado: limites, características, impedimentos, impactos nos encargos sociais e nos tributos:
3.1. Sociedades Limitadas; Sociedades Anônimas; Micrompresário Individual; Empresário Individual; Micro e Pequenas Empresas; Cooperativas; Entidades Assistenciais sem Fins Lucrativos.
3.2. As composições de custos no cenário do fim da Lei da Desoneração e da Reforma Tributária: como devem ser os orçamentos a partir de agora?
4. Enquadramento Sindical:
4.1. Qual convenção coletiva de trabalho a empresa deve seguir?
4.2. Convenção da sede da empresa x convenção da localidade de prestação dos serviços;
4.3. Acórdão TCU 1.207/2024 e Decreto-Federal n° 12.174/2024;
4.4. Terceirizados de mesma empresa podem ter benefícios diferentes?
4.5. Facilities prediais: terceirizados de categorias diferentes – uso de instrumentos coletivos distintos: como gerenciar?
4.6. A (des)necessidade de homologação do instrumento coletivo de trabalho como critério de validade.
(MANHÃ) – RICARDO BRITO
5. Planejamento da contratação à luz da Lei n° 14.133/2021:
5.1. Elementos fundamentais nos ETP em contratos de terceirização;
5.2. Diferentes modelos de contratos de manutenção predial: prós e contras;
5.3. Subcontratação, participação de cooperativas, parcelamento, critérios para depreciação de equipamentos;
5.4. Exigências de habilitação permitidas;
5.5. Terceirizados em Home-Office: possibilidade, benefícios devidos, contratualização dos custos com a infraestrutura necessária, fiscalização administrativa;
5.6. Mecanismos acautelatórios para reduzir riscos de responsabilidade trabalhista subsidiária;
5.7. Contrato de desempenho e pagamento pelo fato-gerador? É possível conciliar?
5.8. Como dimensionar contratos de limpeza e conservação;
(TARDE) – THIAGO BERGMANN
6. Composição de Custos
6.1. A fixação de pisos salariais para os terceirizados: hipóteses em que é permitida;
6.2. Carga horária inferior sem redução salarial? Possível?
6.3. Adicionais de insalubridade e de periculosidade: quem deve elaborar o laudo? E se houver dois laudos?
6.4. O cálculo das férias: como contabilizar corretamente as férias do titular e do substituto: modelos existentes;
6.5. O cálculo das férias na conta vinculada e no pagamento pelo fato-gerador;
6.6. Benefícios previstos nos instrumentos coletivos de trabalho: quando devem ser incluídos na planilha e quando não;
6.7. Como controlar os limites das verbas rescisórias e custos de reposição no modelo do pagamento pelo fato-gerador: individualmente ou pelo total do módulo?
6.8. A diluição das provisões nos contratos quinquenais: como proceder?
6.9. Percentuais utilizados para custos indiretos e lucro;
(MANHÃ) – EVALDO RAMOS
7. Julgamento das propostas
7.1. Erros comuns no lançamento da proposta;
7.2. Condições a serem observadas pelas empresas do Simples Nacional;
7.3. Documentação mínima a ser verificada na habilitação;
7.4. Regimes de tributação e reflexos nas alíquotas: situações comuns, falhas, riscos;
7.5. Indícios de inexequibilidade: valores muito baixo para custos indiretos, equipamentos, lucro – quando isso pode caracterizar inexequibilidade – como proceder em tais situações;
7.6. Diligências para correção das propostas: limites;
(TARDE) – FLAVIANA PAIM
8. Execução contratual x glosas e equilíbrio econômico-financeiro
8.1. Ausência de terceirizados sem reposição deve ser glosada?
8.2. Diferenças na quantidade de vale-transporte, equipamentos, materiais etc.: quando há razões para glosa?
8.3. Contratos de desempenho e o tratamento das glosas?
8.4. Como a glosa deve ser calculada? Divisão por dias úteis? Pelas horas trabalhadas no mês? Sobre o valor da nota? Excluindo/suprimindo a rubrica dentro da planilha de custos?
8.5. Repactuação e reajuste nos contratos de terceirização: desafios
8.5.1. Contratações baseadas em mais de uma CCT;
8.5.2. Empresas que seguiram a CCT adotada pela Administração, mas são vinculadas a outra CCT;
8.5.3. Itens não admitidos nas repactuações;
8.5.4. A data de referência para o reajuste “dentro” da repactuação;
8.5.5. Hipóteses de preclusão do reajuste e da repactuação segundo à AGU e o TCU.
Não perca mais tempo! Participe deste evento!
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Materiais digitais
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Materiais complementares
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Possibilidade de rever as aulas gravadas
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Certificado de capacitação
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