Centro Cultural TCU inaugura exposição “Entre linhas e formas: a arte e o design no Brasil”
- 16 de outubro de 2024
- Posted by: Inove
- Category: Notícias
O Centro Cultural TCU abriu para visitação a exposição “Entre linhas e formas: a arte e o design no Brasil”, na segunda-feira (14/10). Com curadoria assinada por Carolina Dias, Rodrigo Ferreira e William Ribeiro, e expografia de Emanuelle Pereira, a mostra traz obras de 26 artistas visuais e 18 peças de design de artistas de renome nacional e internacional.
O diretor-geral do Instituto Serzedello Corrêa (ISC), Adriano Amorim, fez a abertura da cerimônia.
“Esse projeto demonstra nosso comprometimento com a promoção da arte e da cultura. As ações do CCTCU buscam oferecer ao público valiosas oportunidades de acesso à história, a formas diversificadas de expressão cultural, e criar uma ponte entre o Tribunal e a sociedade.”
A exposição oferece uma imersão nas interseções entre o design moderno e as artes visuais brasileiras, trazendo análise sobre brasilidade, criatividade e memória cultural. Com recorte de 1890 a 1980, a mostra explora as transformações sociais e culturais que moldaram o design no Brasil, além de sua interação com as correntes artísticas contemporâneas.
A curadoria cria um diálogo entre as vanguardas internacionais, como a Bauhaus, e o contexto brasileiro, destacando nomes como Jorge Zalszupin e Lina Bo Bardi. Movimentos artísticos como o concretismo, neoconcretismo e abstracionismo geométrico estão presentes, ilustrando a união entre funcionalidade e estética às tradições artesanais e às narrativas do cotidiano brasileiro.
A exposição destaca ainda o processo criativo por trás dessas interações, as quais expressam dimensões políticas, culturais e sociais. Figuras emblemáticas como Mário de Andrade, Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral são reverenciadas por seu papel no pensamento artístico modernista.
Núcleo especial Brasília
Brasília ganhou um núcleo especial na exposição, que exibe obra inédita de Marianne Peretti, móveis de Oscar Niemeyer, Anna Maria Niemeyer e Jorge Zalszupin. A capital brasileira é exaltada por esses artistas, que, de diferentes formas, contribuíram para construção da identidade visual da cidade.
Com obras vindas dos acervos do Museu Nacional da República, Museu de Arte de Brasília e do Museu da Câmara dos Deputados, a mostra conta também com itens de coleções particulares de Onice Moraes e José Rosildete; Betty Bettiol e Luiz Carlos Bettiol; Carlos Alberto Oliveira; e do Instituto de Pesquisa e Promoção à Arte e Cultura (Ipac).
A exposição conta com obras de 26 artistas visuais, incluindo Almandrade, Amilcar de Castro, Anna Maria Niemeyer, Arcângelo Ianelli, Arnaldo Battaglini, Betty Bettiol, Charles Pollock, Charlotte Perriand, Claudio Tozzi, Darlan Rosa, Eduardo Sued, Emanoel Araujo, Emmanuel Nassar, Franz Weissmann, Galeno, Hércules Barsotti, Iole de Freitas, Jorge Zalszupin, José Roberto Bassul, Le Corbusier, Lina Bo Bardi, Luciana Paiva, Luiz Sacilotto, Marianne Peretti, Mies Van der Rohe, Oscar Niemeyer, Pierre Jeanneret, Ralph Gehre, Rodrigo Rosa, Rubem Valentim, Samson Flexor, Sanagê, Sérgio Rodrigues, Sérvulo Esmeraldo, Tomie Ohtake e Tuneu.
O público também pode ver de perto 18 peças de design criadas por ícones como Anna Maria Niemeyer, Charles Pollock, Charlotte Perriand, Jorge Zalszupin, Le Corbusier, Lina Bo Bardi, Mies Van der Rohe, Oscar Niemeyer, Pierre Jeanneret e Sérgio Rodrigues.
“Esta experiência permite ao público entender, por meio de novas perspectivas, as similaridades e trocas entre a história das artes nacionais e internacionais. Desejo que a visita à mostra proporcione uma sensação tão especial quanto foi todo o processo para nós”, finaliza a curadora Carolina Dias.
A exposição “Entre linhas e formas” fica em cartaz até 31 de janeiro de 2025.
Confira as fotos do evento: https://flic.kr/s/aHBqjBNgp6
SERVIÇO
- Curadoria: Carolina Dias, Rodrigo Ferreira e William Ribeiro.
- Em cartaz até 31/1/25 | Segunda a sexta – 9h às 18h.
- Visitação para escolas e instituições: de segunda a sexta, mediante agendamento pelo telefone (61) 3527-522.
- Entrada gratuita.
- Classificação indicativa: livre.
- Endereço: Centro Cultural TCU (CCTCU). Setor de Clubes Esportivos Sul – SCES, Trecho 3, Lote 3, Brasília – DF.
Fonte: Tribunal de Contas da União