Gestão promove oficina sobre sustentabilidade com foco em indicadores socioambientais
- 18 de setembro de 2024
- Posted by: Inove
- Category: Notícias
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Gestão e Inovação (Seges), realizará, na próxima terça-feira (24/9), a oficina virtual “Jornada sustentável: indicadores socioambientais”. Será apresentado um panorama sobre o uso de indicadores de sustentabilidade nos órgãos e entidades públicas e sobre seus impactos dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU), como parte da Agenda 2030. O evento será transmitido pelo Youtube no canal do MGI das 14h às 17h.
A oficina reunirá um time de especialistas em sustentabilidade de diversas instituições: o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Diretoria de Inovação Governamental (Dinov) da Seges/MGI, organizadora do evento.
Agenda 2030
Considerada um plano de ação global da ONU, a Agenda 2030 tem por meta a promoção da paz, da prosperidade e do bem-estar para todos priorizando a proteção do planeta. Os indicadores dos ODS, promovem metas nacionais de desenvolvimento sustentável, dentre elas: a erradicação da pobreza, o acesso à água potável e ao saneamento, ação contra a mudança global do clima, a promoção da igualdade de gênero, da igualdade racial, do trabalho decente e do crescimento econômico.
Para acompanhar a “Jornada sustentável: indicadores socioambientais”, acesse o canal oficial do MGI no YouTube.
Programação
14h Abertura
14h15 Relação entre ODS e ESG e sua implementação nas Organizações Públicas – Enid Rocha de Andrade Silva – Ipea
14h40 Indicadores ODS – requisitos de indicadores de qualidade – Denise Kronemberger – IBGE
15h05 ResSoa: sistema de monitoramento da responsabilidade socioambiental da Administração Pública do Programa A3P – Pablo de Avila Saldo – MMA
15h30 Projeto ESG da Agência Nacional de Saúde Suplementar – Lenise Secchin, Renato Cader e Andréa Brites – ANS
16h55 ODS e indicadores de sustentabilidade – Sergio Figueiredo – MGI/Seges/Dinov/CGIG
17h20 Reflexões finais: Desafios de medir a sustentabilidade na Administração Pública
17h50 Encerramento
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos