Gestor público deve acompanhar mudanças tecnológicas, afirma presidente do TCE-PR
- 14 de agosto de 2024
- Posted by: Inove
- Category: Notícias
O presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR), conselheiro Fernando Guimarães, afirmou, nesta terça-feira (13 de agosto), que é fundamental ao gestor público estar em constante evolução para poder acompanhar as mudanças tecnológicas. “É preciso ousadia, no sentido de produzir algo novo, de não estar preso a padrões estabelecidos. A mudança faz parte do processo evolutivo. O servidor público deve ter consciência disso”, declarou.
A afirmação foi feita por Guimarães ao participar do palco de abertura do 2º Seminário Estadual de Contratação de Inovação pelo Setor Público. Realizado no auditório do Canal da Música, em Curitiba, o evento recebeu a inscrição de 814 pessoas.
A capacitação é promovida pela Corte em parceria com a Secretaria de Estado da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI-PR), a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e o portal de inovação e empreendedorismo GazzConecta, com o apoio de diversas outras entidades.
O seminário tem como principais objetivos estimular as compras públicas de sistemas e ferramentas de inovação – capazes de melhorar os serviços prestados à população – e a economia da inovação, gerando negócios por meio da contratação de novos produtos desenvolvidos pela iniciativa privada, incluindo as startups.
Conhecimento
Para Guimarães, eventos como esse, que reúnem desde gestores e servidores públicos, passando por estudantes, até empresários do segmento da inovação, servem para estimular a busca por conhecimentos a serem aplicados na administração pública.
“O Tribunal, junto com as demais instituições envolvidas neste evento, tem o objetivo de disseminar conhecimento. É uma forma de melhorar a gestão pública para promover eficiência na prestação de serviços e nos processos de trabalho do poder público, como na questão das contratações”, analisou.
Durante sua fala, ele também relatou as mudanças que a Corte de Contas promoveu nos últimos anos na parte tecnológica, bem como a atuação perante as entidades públicas sob a jurisdição do órgão de controle, desde que ele exerceu o cargo de presidente do TCE-PR pela primeira vez em 2012.
Guimarães destacou ainda uma iniciativa mais recente da Casa, relativa à criação do Estúdio de Inovação, o qual busca aglutinar ideias para proporcionar soluções criativas na atuação do TCE-PR e na avaliação das políticas públicas no âmbito das prestações de contas anuais das prefeituras municipais paranaenses. “Temos que aglutinar. Orientar o gestor público. Sem, é claro, abrir a guarda para possíveis desmandos”, finalizou.
Programação
O evento será dividido em duas partes. Nesta terça (dia 13), das 9h às 17h30, no Canal da Música, haverá palestras e apresentação de casos de sucesso. Entre os palestrantes convidados, estão o pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) André Rauen e o procurador do Estado de São Paulo Rafael Fassio.
Esta quarta (14) será dedicada a oficinas técnicas. Uma delas, ministrada por representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), capacitará servidores do governo estadual e do TCE-PR. Outra oficina, mediada pela ABDI, também é voltada a gestores desses órgãos públicos e tem o objetivo de promover a cultura da inovação. As oficinas serão realizadas na Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seap-PR), sediada no Palácio das Araucárias.