Search
Inove Capacitação
  • Home
  • Soluções
    • Cursos
    • Eventos
  • Personalizados
    • In Company
    • Cursos Compartilhados
    • Cursos em Parceria
    • Programa de Capacitação
  • Sobre nós
  • Blog
  • Contato
  • Home
  • Soluções
    • Cursos
    • Eventos
  • Personalizados
    • In Company
    • Cursos Compartilhados
    • Cursos em Parceria
    • Programa de Capacitação
  • Sobre nós
  • Blog
  • Contato

Programa Nacional de Transparência Pública inicia 3º ciclo de fiscalização de portais de órgãos públicos

  • 6 de junho de 2024
  • Posted by: Inove
  • Category: Notícias
Nenhum comentário

O Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que pretende avaliar a conformidade das informações disponibilizadas nos portais de órgãos públicos de todo o país, começou seu 3º ciclo de avaliação no dia 27 de maio. A análise dos sites é feita com base nas diretrizes estabelecidas pela Lei de Acesso à Informação (LAI) e pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

O PNTP tem adotado em 2024 a mesma metodologia utilizada em 2023, que é baseada na autoavaliação realizada pelos próprios órgãos. Essas autoavaliações serão, posteriormente, validadas pelos auditores dos Tribunais de Contas Estaduais (TCE).

No âmbito federal, as organizações têm até o dia 15 de junho para concluir suas autoavaliações, enquanto a validação pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ocorrerá entre 17 de junho e 5 de julho.

Neste ano, as informações de transparência das 53 organizações avaliadas em 2023 serão reexaminadas, permitindo comparações detalhadas ao longo do tempo. Os resultados dessas avaliações, incluindo as respostas das organizações e as validações feitas pelos TCE, serão disponibilizados em tempo real para a sociedade através do portal Radar da Transparência Pública.

O PNTP

O PNTP foi idealizado pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) juntamente com o Tribunal de Contas União (TCU) e o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT). Conta com o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

Para saber mais sobre normas e as boas práticas de transparência em portais públicos, acesse a cartilha da Atricon sobre o assunto: Acesso à Informação na Prática: orientações para cidadãos, gestores públicos e Tribunais de Contas.


Fonte: Tribunal de Contas da União

SOBRE NÓS

Oferecemos uma experiência única para quem busca aprimoramento profissional na Administração Pública. Com uma abordagem focada em uma metodologia prática e soluções inovadoras, nossa missão é inspirar a transformação e capacitação de nossos alunos.

PÁGINAS

  • Blog
  • Contato
  • Cursos
  • Eventos
  • Home
  • In Company

FALE CONOSCO

  • Av. Cel. Francisco H. dos Santos, 2627
    Hauer, Curitiba - PR
  • (41) 3618-9954
    Atendimento das 8:30 às 17:30 (dias úteis)
Footer logo
Inove Capacitação 2024

Ivone

Inove Capacitação

Ivone

Olá, como posso te ajudar?

Falar no Whatsapp